As instalações elétricas industriais são caracterizadas pela complexidade das instalações e pela potência instalada. As tomadas industriais, por exemplo, seguem uma norma diferente das residenciais. Os consumidores industriais geralmente estão no Grupo A, que é destinado a consumidores com demanda contratada acima de 75 KW.
As instalações elétricas prediais diferem das residenciais na instalação e complexidade do projeto, além da integração das áreas comuns. Assim como as instalações industriais, as instalações prediais podem estar no Grupo A, dependendo da demanda contratada.
O padrão de entrada residencial é mais simples e tem um consumo baixo, com tensão inferior a 2,3 kV6. Os consumidores residenciais geralmente estão no Grupo B, que é destinado a consumidores com demanda contratada abaixo de 75 KW.
Os consumidores de energia são classificados em dois grupos de acordo com o nível de tensão em que são atendidos pelas suas distribuidoras: Grupo A e Grupo B.
Os clientes do Grupo A recebem energia da concessionária com uma potência maior, em tensão igual ou superior a 2,3 quilovolts (kV). Este grupo pode ser subdividido da seguinte forma:
O Grupo B é composto por unidades consumidoras que possuem demanda contratada abaixo de 75 KW. Este grupo pode ser subdividido nos seguintes subgrupos:
Entender o padrão de entrada de energia e os diferentes grupos de consumidores é fundamental para garantir uma instalação elétrica segura e eficiente. Cada tipo de padrão de entrada e grupo de consumidores tem suas próprias características e requisitos, que devem ser levados em consideração ao planejar e implementar uma instalação elétrica.