A é um serviço programado e realizado em intervalos periódicos, com o objetivo de conservar e/ou restaurar a aparelhagem em questão, prevenindo possíveis falhas de operação. Ela é realizada antes do problema aparecer, com o intuito de evitar a ocorrência de erros e falhas que prejudicam a produção. Além disso, a manutenção preventiva pode resultar em uma redução do consumo de energia, pois instalações bem projetadas são mais econômicas.
A manutenção corretiva é usada em última instância na ocorrência de um item que se encontra desgastado ou com má funcionalidade, tornando-se necessário sua alteração, a fim de restabelecer as condições normais para os dispositivos, instalações ou obras. Essa operação é efetuada quando já há falhas que impedem a funcionalidade dos circuitos, máquinas ou equipamentos.
A manutenção corretiva pode ter custos iniciais mais baixos, mas pode levar a despesas mais altas a longo prazo. Por outro lado, a manutenção preventiva pode resultar em uma redução de custos com falhas, paradas e manutenções não planejadas ou emergenciais. Além disso, a manutenção preventiva é sempre considerada um investimento, nunca um custo.